background



Diferença entre pensar positivo e funcionamento mental positivo

Aprender o impacto que os pensamentos negativos têm sobre o nosso cérebro assusta algumas pessoas, pois se isso causa tanto prejuízo assim e eu sei que sou uma pessoa negativa então... “estou lascado...!!” Ixe, lá foi de novo... E isso pode causar mais um turbilhão de pensamentos negativos, com a pessoa se preocupando com o teor dos seus pensamentos e com isso sentindo-se ainda mais negativa conforme percebe a distância de como está e de como gostaria de estar. É a busca do pensamento positivo tendo um efeito rebote, contrário ao que desejamos. Isso acontece quando estamos diante de uma situação negativa, pensando que precisamos pensar positivo, mas sem ter aprendido nenhum recurso que ajude a aplicar isso de fato.

Na verdade existe uma diferença entre pensar positivo e ter um funcionamento majoritariamente positivo do nosso cérebro, que no inglês tem sido descrito como positivity.

Positivity é um estado mental em que nossos pensamentos se ampliam, pensamos com maior clareza, somos mais criativos, temos mais resiliência, maior capacidade para conexão emocional, e maior capacidade para enxergar soluções para os problemas. Este estado mental é alcançado quando experimentamos emoções positivas como gratidão, apreciação, serenidade, entusiasmo, esperança, alegria, contentamento, amor e outras.

O caminho para atingir este estado mental não é lutando contra emoções negativas (na verdade, lutar contra faz as emoções negativas piorarem) mas podemos treinar nossos pensamentos e realizar atividades que nos levam com maior facilidade a este estado.

Então a ideia não é lutar contra nada, mas buscar apreciar mais a realidade que estamos vivendo, seja ela qual for, respirar mais conscientemente, sentindo prazer na movimentação do ar, ficarmos mais conscientes do momento presente e buscar fazer atividades que nos tragam bem estar, como cantar, dançar, pintar, ouvir música, praticar algum esporte, assistir ou ler a algo inspirador e realizar exercícios como diário de gratidão e lista de positivos.

Mas o mais importante dentre todas as ações que você pode tomar para sentir bem estar e aliviar emoções negativas é respirar lenta, prazerosa e conscientemente e buscar aspectos para apreciar.

Essas duas ações ajudam seu cérebro a retomar rapidamente o seu estado de equilíbrio e bem estar que lhe é natural. E nesse estado naturalmente enxergamos a realidade com mais clareza, colocamos os eventos nas suas devidas proporções e isso reflete em enxergarmos a realidade com um olhar mais positivo.

Trecho adaptado do livro “Transforme seus pensamentos, transforme sua vida”, de minha autoria.